Farinha de Berinjela
Alguns dias atrás, estava na feira de domingo para comprar cavalinha (que eu uso para aliviar os inchaços, comuns na tpm), quando me deparei com um cartaz, escrito à mão, que dizia:
FARINHA DE BERINJELA
Favorece o trânsito intestinal,
Diurético,
Reduz colesterol LDL,
Tira a fome,
Seca a barriga,
Emagrece...
Não li, mais nada! Já tinha me dito tudo que eu precisava saber: era bom para saúde e emagrecia!
Logo agora, que eu me via necessitada de perder 12 kg que ganhei nas festas e fim de ano!!
Claro, esqueci de mencionar que detesto berinjela. Mas, sempre me dispus a qualquer sacrifício em nome da paz com a balança.
Cheguei em casa, fiz um almocinho gostoso e fui para frente do netbook e busquei no google tudo sobre a farinha de beringela; fiquei maravilhada com os benefícios que a danada fornece ao nosso organismo e se não fosse o bastante, ainda auxilia no processo de emagrecimento?!
Não tive dúvidas, comprei 1 kg de beringela (gastei R$1,59), pois não gosto de produtos industrializados, e fiz a farinha em casa.
Aqui vai a dica para fazer a farinha em casa:
Corte 1 kg de berinjela em fatias finas com casca, seque com uma pano de copa ou toalha de papel e leve, aos poucos a uma grelha ou frigideira seca e quente, para desidratá-las. Em uma fôrma, coloque a berinjela já desidratada. Em seguida, leve ao forno pré-aquecido a uma temperatura de 240ºC a 280ºC por cerca de 2h15 ou até o legume ficar crocante e ressecado. Agora, triture a berinjela tostada no processador ou no liquidificador até virar pó. O produto deve ficar com aparência parecida com a da farinha de mandioca, mas pode ficar mais escura, por causa das cascas. Caso queira, pode desidratar ao natural, colocando-as sobre papel toalha (num tabuleiro), e deixar secar coberto ao sol, só que leva mais tempo - cerca de 2 a 3 dias - para ficar pronto.
- Rendimento: 100 g.
- Armazenamento: guarde a farinha em um pote bem vedado, em local arejado e longe da luz. Pode ser na geladeira.
- Validade: cerca de um ano.